Ver a minha lista (3)
Informação de destaque
Alentejo

No Alentejo viaja-se naturalmente com e pela História.

A abundância e a qualidade do Património que a exprime tornam simples a sua descoberta, mas quem visita a região pela primeira vez pode sentir alguns problemas de escolha. Se é o seu caso, não hesite: opte pelas nossas sugestões e verá que a magia do Alentejo se encontra, com um infinito prazer, em todos os lugares.

A beleza da paisagem e a qualidade do seu património arqueológico, monumental, arquitectónico e etnográfico, a par da excelência da sua gastronomia e vinhos, conferem-lhe condições de exceção para uma descoberta que associe o turismo de natureza e o turismo cultural.

 

Largo da Conceição
7800-131 - BEJA - Beja

 

Horário: Terças-feiras a domingos das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.15h.
Dia de encerramento: Segundas-feiras e feriados.

Para se conhecer bem o Alentejo é preciso visitá-lo em todas as estações. A paisagem muda muito ao longo do ano e são sazonais as actividades rurais mais interessantes que podem observar-se.    

Subitamente, os amarelos tomam a paisagem. É entre Junho e Julho que se faz a ceifa das searas, momento por excelência para imaginar, no pino do calor, a vida dos homens e das mulheres que, há uns anos atrás, faziam à mão e de sol a sol o que hoje é feito por ceifeiras-debulhadoras e máquinas de enfardar. Mais tarde, quando ouvir o cante alentejano vai percebê-lo melhor.

Mas não é só o amarelo da secura que se vê na paisagem: nos meses de verão pode ver o brilho dos campos de girassol e de tremocilha, a exuberância do verde das vinhas e, na envolvente das albufeiras que alimentam o regadio do Alentejo interior, as cores fortes do milho e das culturas hortícolas. No vale do Sado é um momento por excelência para ver os arrozais e, sobre eles, as pinceladas rosa e branco do voo dos flamingos.

Em qualquer altura do ano, sempre que sentir no ar o cheiro forte da madeira queimada, pare e vá espreitar os fornos tradicionais de carvão de azinho ou de oliveira. 

Se estiver no litoral, visite um porto de pesca. Aqui, como em todo o mundo, os pescadores são gente arrojada e só não saem para o mar quando não podem. Vá vê-los partir em busca de tudo o que marca a diferença da gastronomia alentejana da costa e, no regresso, assista à animação da lota.

Crato, Vila de Tradição Monástica (3 dias, 2 noites) #1918
Programa | Crato
Crato, Vila de Tradição Monástica (3 dias, 2 noites)
O Crato é uma bonita Vila Alentejana, calma e pacata, sede de concelho, famosa pelo seu bonito Mosteiro de Flor da Rosa e toda a tradição monástica que este alberga.
Desde €145,00 (pax)
  Adicionar à minha lista (3)
Sabores de Caça em Mértola (3 dias, 2 noites) #3495
Programa | Mértola
Sabores de Caça em Mértola (3 dias, 2 noites)
No coração do Alentejo. Descobrindo Mértola, venha desfrutar da nossa hospitalidade e da nossa gastronomia. Mértola esperam por si...
  Adicionar à minha lista (3)
Natureza em Barrancos - Parque de Noudar  (3dias, 2 noites) #2123
Programa | Barrancos, Barrancos
Natureza em Barrancos - Parque de Noudar (3dias, 2 noites)
Que tal um fim-de-semana diferente em Barrancos? Venha descobrir Barrancos e o Parque de Natureza de Noudar e passe um fim-de-semana em contato com a natureza.
Desde €168,00 (pax)
  Adicionar à minha lista (3)
Ourique - Feira do Porco Alentejano chega em Março
Tasquinhas, exposições e animação musical são as atracções de mais uma edição da Feira do Porco Alentejano que tem lugar no Pavilhão Multiusos, em Ourique, entre os dias 20 e 22 de Março.
Santiago do Cacém - Enguias de Santo André à prova durante dez dias
As enguias da lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, são o prato principal de um novo festival gastronómico de dez dias organizado pelo município, cuja primeira edição começa no dia 23 de Janeiro.
Mora - Migas chegam em Fevereiro às ementas dos restaurantes do concelho
As migas, confeccionadas das mais variadas formas, vão «dominar» as ementas de 12 restaurantes do concelho de Mora, em Fevereiro, num evento em que devem ser servidas «mais de cinco mil doses» daquele típico prato alentejano.
Campo Maior - Mais de duas dezenas de ruas já estão inscritas nas Festas do Povo
As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior irão realizar-se entre 22 e 30 de Agosto deste ano. A data, que ainda não está oficialmente confirmada pela organização, foi pré-definida na reunião que decorreu na noite de 12 de Janeiro no Centro Cultural da vila alentejana. Os campomaiorenses presentes manifestaram vontade de realizar o evento sendo que, até ao momento, já estão inscritas 22 ruas.